" Não basta apenas link's para download, é necessário conteúdo! "

3 de ago. de 2010

[ Review: Logitech Formula Vibration Feedback ]

" Não é um disperdício de dinheiro, pode confiar. "



Comprei esse volante tem uns meses, no intuito de jogar jogos de corrida de todos os tipos, definitivamente não me decepcionei. Entre tantos motivos o principal foi que gastei cerca de 120 reais, não adquiri no camelô foi em uma loja de shopping, e a marca? A famosa Logitech.

Bem mas a verdade é que a "realidade" que o volante vai proporcionar é altamente superficial, longe da dos melhores volantes do mercado (g25, g27), você então não entendeu porque esse volante me agrada, vou explicar. Jamais eu iria pagar 1300 reais em um volante no caso o g25, por mais que ele traga a sensação de direção não pode se comparar a realidade, eu procurava algo light pro meu bolso e que fosse pelo menos aceitável em jogos de simulador de carro (e não digo need for speed ou test drive, esses não são simuladores), e me deparei com esse volante, comparar ele com os do mesmo valor (ex: clone, leadership) é até pecado. Você nunca vai ter voltas boas usando esses mesmos, já com esse da logitech você consegue até um bom desempenho, porque a sensibilidade de direção dele é ótima, ele só gira 90 graus em ambas as direções, mas diferente dos outros, ele aproveita cada milímetro de movimento, fazendo com que você tenha um giro mais preciso na direção, se não conseguiu entender só experimentando um desses de marcas horríveis que tem por aí, para desistir de jogar esse estilo de games.

Diferença do Force Feedback para o Vibration Feedback:
Essa diferença é que faz o volante ter um preço bem inferior, volantes com force feedback custam bem mais caro e você só encontra de marcas de alto nível, já o vibration só entre os mais baratos mesmo, o force feedback é um mecanismo no volante que faz com que ele se movimente independente de você estar fazendo força ou não, um exemplo: você esta fazendo uma curva em uma corrida a tendência do feedback é puxar para o lado contrario da curva, forçando você a segurar o volante mais firme, ele simula o movimento que as rodas do carro faz de acordo com a situação, em resumo é como se fosse mesmo uma direção de um veiculo. Já o vibration feedback não faz força adversa, ele apenas trepida de acordo com a situação (que nem um controle de ps2 mesmo), se por acaso você passar num buraco vai sentir a vibração no volante, o ronco do motor causa também vibração, o que torna bem menos real que os com force feedback, é só para enganar mesmo.

Detalhes do volante:
Bom fora aquilo que eu falei de ele ter uma boa sensibilidade, ele tem 12 botões programáveis dez na frente, e dois atrás que seriam as borboletas de um carro semiautomático, veja a foto:
Tem um vibration bem forte, melhor que os de controle de vídeo game com certeza. Pedais de acelerador e freio "com sensibilidade", não é das melhores porque a mola não tem muita resistência, seu pé afunda quando pisa mais se você controlar a força da pisada pode ter alguma sensibilidade. Acho que o detalhe mais desagradável deste volante é usar "ventosas" para se prender, elas não prendem bem e com o tempo vão perdendo a aderência:


O ideal é você criar um suporte para segurar o volante no lugar, eu fiz um mais só explico se alguém se interessar, porque tá muito feio e é uma baita gambiarra, esqueci de falar de outra coisa muito importante que talvez eu morreria sem saber, são as abas que são extensíveis para o volante ficar maior e poder se jogar com ele em cima dos joelhos (é possível tirar as ventosas para jogar desse jeito), você repara nessa foto que eu puxei apenas uma das duas como exemplo:


Detalhe: plugue do pedal


Ficha técnica:
Eixo total de giro: 180º - 90º para esquerda, 90º para direita
Force Feedback: Não tem, usa um motor de vibração para simular o do feedback.
Botões: Doze num total, dez distribuídos na frente, 2 atrás (câmbio semiautomático de borboletas)
Direcional: Um de 8 direções, horizontais, verticais e diagonais (serve para utilizar como movimentação de câmera)
Pedais: Um de freio e um de acelerador, sensíveis a pressão do toque (eixos)
Preço: A preço de banana!

Games Compatíveis:
Todos que permitam a utilização de volante, dentre os que testei fiz uma lista abaixo, e se consegui joga-los bem:

- Live for Speed: SIM!
- RFactor: SIM!
- TDU: SIM!
- Grid: NÃO... Tive muita dificuldade em controlar o carro.
- NFS: NÃO... Nem cheguei a jogar muito.
- German Truck Simulator: SIM!
- Todos os WOS: SIM!
- GTR: SIM!

Atenção! Essa lista foi para mim, cada um tem seu estilo de jogar então pode se dar melhor com certos tipos de jogos, só fiz essa lista para falar do MEU caso, e também agora eu não estou lembrando de todos os jogos, se lembrar de mais algum atualizo a lista.


E para finalizar fiz umas figuras com detalhes técnicos do volante, ou pelo menos uma tentativa disso:

FRONTAL:


LATERAL:


PEDAIS:



Abraços e espero que tenham gostado, qualquer dúvida só comentar.
Depois faço uns vídeos de gameplay...

2 comentários:

  1. Ei,comprei esse mesmo volante depois que vi os teus videos, agora quero configura-lo pois ta muito dificil jogar,se puder me ajudar. ht tp://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=76619797748562144

    ResponderExcluir
  2. amigo qual são os seus problemas na configuração?? vc instalou o software que veio no cd??

    ResponderExcluir